Postura do Corvo – Bakasana

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Na foto acima  , estou na postura do corvo Bakasana. “[…] cada ássana (postura) deve ser realizado não como um simples exercício físico, mas como meio de entender o corpo e então integrá-lo com a respiração, a mente, a inteligência, a consciência e o centro. Dessa maneira, pode-se experimentar a verdadeira integração e alcançar a liberdade suprema.” (IYENGAR, B. K. S..) Ela é a base para diversas outras postura onde o corpo fica sustentado no ar apenas pelo apoio da mãos. Um pouco assustadora para quem está iniciando, pois oferece a princípio um interessante potencial de “voar”e outro desastroso potencial de cair. Passei medo também no começo! yoga_1581045 Por isso ensinamos aos alunos o passo a passo para que desenvolva a postura com segurança. Dicas preciosas: -Qualquer postura onde seja necessário o apoio das mãos no chão, este deve ser realizado com os dedos das mãos absolutamente em contato com o chão, assim como as palmas. Alinhe o dedo médio com o centro do punho a direcione-o para frente. A mão deve estar completamente em contato com o chão. DEDOS MUITO AFASTADOS E FIRMES, ao ponto de que um polegar esteja apontando para o outro. Mão ‘torta e sem firmeza’ ocasionará lesões de punho. -Com a base (mãos) já bem firme, concentre-se em empurrar o chão o tempo todo, sem deixar os braços “frouxos”. -Olhe para frente ou entre as mãos, mas NUNCA para trás, na direção do pés. Pois a tendência, neste último caso, é virar cambalhota. No início, recomendamos que use os blocos e uma almofada. Veja abaixo o passo a passo: Passo 1- Suba com os pés no bloco e localize a almofada logo abaixo na direção do rosto. É uma proteção em caso de queda. step1bakasana2 Passo 2- Flexione os cotovelos movendo o corpo ligeiramente a frente e, com o quadril elevado e o abdomen ativo, venha trazendo os joelhos na direção do triceps, formando com os braços um apoio para os joelhos. step2bakasana Passo 3- Eleve apenas um pé do bloco, depois troque e eleve o outro step3bakasana Passo 4- Quando sentir-se mais seguro, eleve os dois pés do bloco. Confie! step4bakasana Passo 5- Para avançar a postura, eleve mais o quadril e estenda os braços. step5bakasana Em qualquer um dos estágios, você estará desenvolvendo a coragem e a confiança em você mesmo. Ao longo do tempo, fortalecerá os braços, os ombros e o core, explorando novo “vôos” nas posturas de apoio de mãos. Pamela G. Lima Santos – Fisioterapeuta e Professora de Yoga. Da aulas de Hatha Yoga individual ou em grupo. Agende uma aula experimental. (11) 4028 3625 Namastê

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